"Se a idéia de “sociedade aberta” representava originalmente a autodeterminação de uma sociedade livre, orgulhosa de sua abertura, agora traz à maioria das mentes a experiência terrificante de populações heterônomas e vulneráveis dominadas por forças que não controlam nem realmente compreendem, horrorizadas por sua própria indefensabilidade e obcecadas pela segurança de suas fronteiras e das populações que vivem dentro delas – já que é exatamente essa segurança das fronteiras e dentro delas que foge ao controle e parece destinada a permanecer eternamente fora de alcance (ou pelo menos enquanto o planeta for submetido unicamente à globalização negativa, que freqüentemente parece ser o caso)... Não há abrigos seguros onde alguém possa esconder-se. No mundo líquido-moderno, os perigos e os medos são também de tipo líquido – ou seriam gasosos? Eles flutuam, exsudam, vazam, evaporam… Ainda não se inventaram paredes capazes de detê-los, embora muitos tentem construí-las. O espectro da vulnerabilidade paira sobre o planeta “negativamente globalizado."”.

Trecho de Medo líquido, de Zygmunt Bauman

 


 

Explicação

Um estudo dos aspectos gerais do medo diante de fenomenos em nossos dias como pandemias, achaques econômicos, mazelas no amadurecimento humano em nossos dias, da degradação às transcendências, a partir da crítica de Zygmunt Bauman.

O evento, somente a distância, será realizado na forma de exposição comentada da obra Medo Líquido, de Zygmunt Bauman.

 

Ouça o áudio editado do evento: Além do Medo dos Dias

 

 

 

Programa, Dia, Horário

17h00 - 18h30, domingo, 15 de março

 

1. Medos globais, segundo Bauman.    

2. Elementos em Filosofia Clínica.

3. Encaminhamentos.

 

 

Como o evento será realizado

O estudo será feito somente a distância. A pessoa interessada deve enviar um e-mail com o nome completo para institutopackter@uol.com.br solicitando uma vaga para o evento. Enviaremos o link de acesso, conforme a disponibilidade de vagas.

 

Investimento

O evento é gratuito, parte do Projeto de Colaboração Social do Instituto Packter.

 

Número de Vagas

O Instituto Packter disponibiliza 45 vagas para a participação neste estudo. Eventualmente, mais vagas poderão estar disponíveis (estudamos esta possibilidade).