Explicação - o workshop será realizado em caráter a distância.

Como a sua Mente conversa com o Mundo? Ela é parte dele, está afastada dele, ela é o Mundo? Quais os problemas, os caminhos? Primeiro veremos como grande parte do entendimento em torno da Mente foi construído por uma compreensão cientificista do Mundo; a Física Clássica em sua caminhada para a Física Quântica será utilizada como ilustração do entendimento como a compreensão da Mente foi elaborada.

Depois veremos os avanços da Neurologia, como ela rapidamente se encaminha para ensinamentos que vão se aproximar mais do que se seguiu a Heisenberg, e menos dos movimentos em Newton - que coincide com os pressupostos da Medicina Clássica.

Por último, onde se insere a Filosofia Clínica e sua reconsideração da Mente como um aspecto plástico da existência.


Como funcionará o evento - Lúcio Packter explanará os temas, usará exemplos e ilustrações. Os participantes serão convidados a exercícios práticos e poderão interagir fazendo comentários, perguntas.

Horário - 14h30 às 18h00.

Na sexta-feira as pessoas inscritas receberão um e-mail de boas-vindas explicando como proceder Basicamente, é importante ligar o Skype com antecedência, ativar o microfone somente nos momentos de interação, aguardar o chamado geral.

Número de vagas - 15

(Preenchimento a ser realizado conforme o ordem de chegada dos e-mails. As inscrições serão encerradas às 11h00 de sexta-feira, 17 de março.)

 


Programa

I. Uma visão de Mundo da Física Clássica: Newton e Descartes (O Mundo como coisa.)

 

II. Onde está a mente, a consciência?

 

III. António Damásio, Miguel Nicolelis, Steven Pinker

 

III. Planck, Einstein, Bohr: o caminho para a dualidade onda-partícula.

 

IV. O Gato de Schrödinger e Heisenberg: formalismo matemático, a mecânica quântica.

 

V. Probabilidade, Incerteza: um recomeço.

 

VI. O entendimento da mente seguiu um modelo mecânico até quais pontos?

 

VII. Reconsiderando a mente: o exemplo da Filosofia Clínica. (Bases Categoriais; Historicidade; Estrutura do Pensamento; Elementos Submodais.)

 

VIII. Para onde vamos: possibilidades existenciais.

 

Acesse o áudio editado do evento: clique aqui.

    


Inscrição

Envie um e-mail para institutopackter@uol.com.br  contendo seu nome completo, endereço, CPF e endereço de Skype. Enviaremos um boleto para ser quitado até 21 de março no valor de 156,00.

 

 

                 * não é fornecido certificado neste evento.